O Cartório

Em 11/09/1873, foi praticado o primeiro ato de registro na Serventia, o qual constitui uma nódoa indelével na história do Município de Itapecerica, na história do Estado de Minas Gerais e na história do Brasil, pois trata-se de um PENHOR DE ESCRAVOS.

Qualquer pessoa, por mais insensível que seja, se emociona e se revolta ao abrir o LIVRO TRANSCRIPÇÃO DE PENHOR DE ESCRAVOS e se deparar com aquela prática aviltante em que eram submetidos nossos irmãos africanos, independentemente da faixa etária, pois até crianças de 04 (quatro) anos eram traficadas juntamente com os adultos. 

Com a Abolição da Escravatura em 13/05/1888, através da promulgação da Lei Áurea pela Princesa Izabel, o Penhor de Escravos foi substituído pelo LIVRO DE INSCRIPÇÃO DO PENHOR AGRÍCOLA, o que demonstra o nível de degradação praticado contra o ser humano naquela época. 

Em 23/07/1874 foi registrado no LIVRO DE TRANSCRIPÇÃO DOS IMMOVEIS o primeiro Escripto Particular de Venda, cujos transmitentes residiam em Uberaba. 

E com um século e meio de história, hoje a Serventia está sob a responsabilidade da Oficiala Eloísa Afonso Rios, que assim que assumiu o cargo em agosto de 2007, iniciou a informatização do cartório, implantando um serviço de qualidade, com investimentos em tecnologia, primando pela segurança jurídica e agilidade dos atos praticados.

1º Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Itapecerica-MG, está localizado na Rua Lamounier Godofredo, nº 433, Centro, e realiza a prática de atos de competência dos municípios de Itapecerica, Camacho e São Sebastião do Oeste, todos no Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais.